CONSEP - Central das ONG´s, Serviços e Entidades Populares de MG


Minas Gerais, 4/7/2020, Sábado

Ir para o site da Belo Horizonte Terraplenagem e Demolições

 Portal | Fale Conosco | Voz do Povo | Receber Notícias | Anuncie Aqui | Segurança On-line | Veículos Furtados  
Leis e Códigos Completos | Programas Sociais | Dicas de Segurança | Serviços e Links |

CONSEP - Central das ONG´s, Serviços e Entidades Populares de MG

 
 Autoridades Públicas

 Batalhões da PMMG

 Companhias da PMMG

 CONSEP - Cadastro

 CONSEP - Estatuto

 CONSEP - O que é ?

 CONSEP - Objetivos

 CONSEP - Quem faz parte

 Delegacias da Polícia Civil

 Denúncias Anônimas

 Deputados Estaduais

 Dicas de Segurança

 Legislação

 Órgãos Públicos

 Ouvidoria de Policia do Estado de Minas Gerais

 Utilidades e Campanhas Públicas

 Vereadores de Belo Horizonte


 
Lista Fique Sabendo

 Lista Ações Para Melhorias

 Lista Boas Ideias

 Lista por Dentro das Leis


Ir para o site da Agência Brasil - Notícias do Governo Federal

Ver as últimas notícias do Governo Federal

Resultados das Loterias Federais - Em Aúdio - Ligue seu som



Opine ! Vote !
Nenhum dado pessoal seu será gravado
.

Você sabe da importância estratégica do CONSEP no seu bairro ou cidade?
Sei da importância, como funciona o CONSEP, já participei de reuniões dele.
Já ouvi falar sobre CONSEP, mas não sei bem o que é, nem o que faz ou pode fazer por nós.
Não sei o que é, nem o que possa fazer, nunca ouvi falar de sua existência.
Gostaria de saber o CONSEP pode realizar por nós, saber o que é, talvez até participar dele.
Não sei o que é o CONSEP, o que faz, acho que falta maior divulgação sobre isto.


Você acha que a Comunidade pode ajudar a resolver os problemas de Segurança Pública?

Não acredito.
Não, mas poderia vir a ajudar.
Sim, desde que houvesse uma maior divulgação.
Sim, desde que a comunidade também tivesse parte ativa nas decisões.
Sim, sem o apoio da comunidade nenhum problema social vai ser resolvido.


 

 

::Notícias Fique Sabendo::

Policiais Mineiros: Exemplo de Interação com a Comunidade

Policiais Mineiros: Exemplo de Interação com a Comunidade

    Extremamente providencial foi a matéria da jornalista Miriam Leitão publicada em sua coluna do jornal “O Globo”-02/04/05, titulada: “O Outro Lado do Rio” que contrabalanceia boas ações das policiais como o show do grupo de dança da Polícia Militar mineira na casa Canecão, e o triste relato da morte de 30 pessoas na maior chacina do Estado Rio de Janeiro.

Ações Preventivas: Respostas para o Fim da Violência

    A Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais tem criado cada vez mais ações para o controle da violência na sociedade. Através de cursos, seminários e atividades desenvolvidos junto aos participantes das comissões de direitos humanos de todo país, tem alcançado dados satisfatórios, segundo pesquisas recentes realizadas pela Ouvidoria. No último relatório trimestral divulgado em dezembro de 2004, um comparativo feito entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais mostrou que o número de denúncias feitas pessoalmente na Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais chega a ser 33% maior do que no Rio e em São Paulo.

    A Ouvidoria de Polícia tem diversos serviços implantados na área da defesa social, como o Disque-Corrupção (mar/2005), o Site www.ouvidoriadapolicia.mg.gov.br (out/2004), entre outros para atender e defender o cidadão, ainda assim as estatísticas mostram que 78,8% da população não conhecem o órgão de fiscalização das polícias. Entre os anos de 2002 e 2003 os resultados de um comparativo das pesquisas sobre letalidade foram razoáveis para um Estado tão grande como Minas, mas a tendência era crescente o que preocupou e acionou a Ouvidoria para um trabalho mais incisivo e preventivo, enfatizado no controle da violência e no incentivo às boas práticas policiais.  O que vem a cada dia acrescentar na luta contra a violência e as arbitrariedades praticadas na segurança pública.

    Com os bons resultados alcançados pela Ouvidoria até a atualidade, é vital a importância da divulgação de dados que apontem os resultados alcançados e as melhorias que ainda devem ser feitas nas instituições ligadas à segurança pública de todo país. Matérias como a do jornal O Globo de Sábado, 02 de Abril, surge como grande aliado na batalha contra a violência, o texto de Miriam Leitão“O outro lado do Rio”, mostra resultados de uma polícia engajada e interessada na promoção da paz quando comenta o show do grupo de dança da Polícia Militar mineira junto ao Afroreggae do Rio de Janeiro que nesse final de semana reuniram na casa de show, Canecão, duas comunidades até então separadas por conflitos o “Vigário Geral” e a “Parada de São Lucas”.

    Apesar de elogios a jornalista Miriam Leitão ressalta que há um caminho muito longo a ser seguido na defesa dos direitos humanos no país e faz um triste comparativo ao show, apontando o infeliz acontecimento do dia seguinte, em que 30 pessoas foram assassinadas por um grupo de extermínio, que suspeita-se ter ligações diretas com a polícia fluminense, em retaliação à operação denominada “Navalha na Carne” implementada pelos  órgãos do Sistema de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, para apuração de delitos e prisão de maus policiais.

    A chacina é absurda, traz medo e sensação de impotência à população. Como forma de resolução do problema Miriam Leitão cita a argumentação da socióloga Julita Lemgruber, que deu exemplos de cidades como Nova York e Los Angeles, onde através de reestruturação, resgate da auto-estima dos profissionais das organizações policiais  junto as entidades civis e comunidades obtiveram redução da violência.

    A jornalista relata em seu texto soluções como a da capital da Colômbia, Bogotá, onde houve uma redução de mais de 70% no número de homicídios no espaço de 10 anos. Contudo por meio desses exemplos Miriam, conclui, que se em outros países é possível lidar com os problemas e alcançar sucesso, aqui no Brasil também há de ser possível.

 
Fonte : Ouvidoria da Polícia do Estado de Minas Gerais - http://www.ouvidoriadapolicia.mg.gov.br  , 11/04/2005

Acesse a lista de notícias clique aqui

CONSEP - Central das ONG´s, Serviços e Entidades Populares de MG

O Portal CONSEP não envia spams ou mensagens  não solicitadas. Se você receber alguma mensagem usando o nosso domínio, sem que tenha entrado em contato conosco, delete-a imediatamente, pois não fomos nós quem enviamos.
Copyright - CONSEP - Central das ONG´s, Serviços e Entidades Populares de MG
Portal   |   Home   |   Fale Conosco   |   Webmaster