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Você sabe da importância estratégica do CONSEP no seu bairro ou cidade?
Sei da importância, como funciona o CONSEP, já participei de reuniões dele.
Já ouvi falar sobre CONSEP, mas não sei bem o que é, nem o que faz ou pode fazer por nós.
Não sei o que é, nem o que possa fazer, nunca ouvi falar de sua existência.
Gostaria de saber o CONSEP pode realizar por nós, saber o que é, talvez até participar dele.
Não sei o que é o CONSEP, o que faz, acho que falta maior divulgação sobre isto.


Você acha que a Comunidade pode ajudar a resolver os problemas de Segurança Pública?

Não acredito.
Não, mas poderia vir a ajudar.
Sim, desde que houvesse uma maior divulgação.
Sim, desde que a comunidade também tivesse parte ativa nas decisões.
Sim, sem o apoio da comunidade nenhum problema social vai ser resolvido.


 

 

::Notícias Fique Sabendo::

Cheque: cliente já pode pedir inclusão da data de ingresso no sistema financeiro

Cheque: cliente já pode pedir inclusão da data de ingresso no sistema financeiro
    A partir desta quarta-feira, 1º de junho, os correntistas poderão contar com mais uma ferramenta de proteção ao consumo. É que nesta data passa a vigorar a norma que obriga os bancos a informarem nos cheques a data de ingresso do cliente no sistema financeiro, e não a data de abertura da conta. Assim, a prática do comércio em recusar o recebimento de cheques de consumidores com pouco tempo de conta corrente - entre seis e doze meses - está com os dias contados.

Solicitação é responsabilidade do cliente
Originalmente a mudança deveria ter entrado em vigor em 1º de maio, mas foi adiada em um mês para uma correção na nova norma do Conselho Monetário Nacional (CMN). Ajustes feitos, a partir de junho tudo muda, mas a critério de cada cliente. Isto porque a solicitação deve partir do correntista, caso contrário, a mensagem impressa no cheque continua da forma como é hoje. Basta, para tanto, solicitar formulário específico no banco. Cabe destacar ainda que foi exatamente este o motivo que levou ao adiamento do prazo anteriormente previsto. O CMN havia anunciado que a atualização dos cadastros seria de competência dos próprios bancos.

Como fica a nova mensagem
Assim, que optar pela mudança não terá mais impresso no cheque a atual mensagem "cliente desde", pois passará a vigorar a seguinte: "cliente do Sistema Financeiro Nacional desde". Entretanto, se o cliente não for um bom pagador, o banco poderá se recusar a conceder o documento atualizado, e aí sim ele poderá ter problemas ao tentar fazer qualquer compra no comércio.

"Razão" para a discriminação
Da forma como é atualmente, o consumidor é discriminado simplesmente por ter mudado de instituição financeira e possuir uma conta nova, mesmo sendo bom pagador. No comércio, o raciocínio é o seguinte: quanto mais novo no banco, mais o cliente tende a gastar de forma indiscriminada, usando cheques e limites de cheque especial em excesso. Por isto, a chance de esta pessoa ser mal pagadora seria maior. Entretanto, o fato de ter uma conta nova não significa que seja novo no sistema financeiro, o que hoje não é levado em consideração.

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